logonovo2

   
Av. Sete de Setembro, n.202
Edf. Adolpho  Basbaum, 4ºandar.
Ladeira de São Bento .Salvador - BA. 
Tel: (71) 2108-7300
 


banner_crlv_interna
Advertisement
Principal seta A SPM seta Apresentação
A SPM

O enfrentamento das desigualdades de gênero passou a ser objeto de ações governamentais no Município de Salvador, com a criação e implantação da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2005, atendendo a aspiração antiga do movimento de mulheres em Salvador. Para realizar suas finalidades, a SPM, como todo órgão de políticas afirmativas, tem a característica essencial de articulação, principalmente intersetorial, incorporando, em todas as ações implementadas, a questão gênero.

Vinculada a essa estrutura e com o apoio do Movimento de Mulheres é implantado o Centro de Referência Loreta Valadares, o primeiro do estado da Bahia, um espaço de atenção, prevenção e articulação. Inaugurado em novembro de 2006, o CRLV é composto por uma equipe multidisciplinar, concursada, composta por servidores municipais e estaduais que se mantém íntegra, desde sua implantação, o que favorece a continuidade das ações do serviço na busca constante pela qualificação no sentido de otimizar, cada vez mais, o alcance dos objetivos propostos.

O Centro de Referência Loreta Valadares oferece atendimento social, jurídico, psicológico e de teleorientação às mulheres em situação de violência direcionadas ao enfrentamento a todas as formas de violência de gênero, familiar e doméstica (sexual, psicológica, física, institucional, patrimonial e moral) e, também, acompanhamento pedagógico dispensado às crianças filhas(os) das mulheres assistidas pelo serviço, visando a ruptura da violência e à construção da cidadania das mulheres. Tem o papel de ser articulador entre os serviços, organismos governamentais e não–governamentais que integram a Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência.

Ao longo de sua existência, a SPM foi marcada por avanços firmes da implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres em Salvador, destacadamente no eixo do “Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, com a participação decisiva da Prefeitura Municipal de Salvador no fortalecimento da articulação em rede dos serviços de atenção às mulheres em situação de violência.

A SPM realizou em 2011 a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e caminha para a elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres que repercutirá positivamente no sucesso de toda a administração municipal com reflexo numa sociedade mais justa, igualitária e sem violência.
 

 
 
 
SPM - Superintendência de Política para as Mulheres
Av. Sete de Setembro, n.202 Edf. Adolpho  Basbaum, 4ºandar. (Ladeira de São Bento). Salvador - BA.  Tel: (71) 2108-7300